Fotos: Manuella Silveira (Diário)
O presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Edegar Pretto, confirmou a pré-candidatura ao governo do Rio Grande do Sul pelo Partido dos Trabalhadores (PT). A declaração foi feita durante entrevista ao programa Bom Dia, Cidade!, da Rádio CDN e TV Diário, na manhã desta sexta-feira (10). Edegar está em Santa Maria para participar da abertura da Feira de Economia Solidária (Feicoop) na tarde de hoje.
– Na última campanha, começamos com 4% nas pesquisas e terminamos com 27%, cerca de 1,7 milhão de votos. Esse crescimento foi resultado de uma mobilização muito intensa, que uniu partidos, movimentos sociais e lideranças diversas. Agora, queremos ampliar essa frente e construir um projeto coletivo para o Rio Grande do Sul – afirmou Edegar que, em 2022, não foi ao 2º turno para governador por uma diferença de 2.441 votos em relação a Eduardo Leite, à época no PSDB.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
PT confirma pré-candidatura e busca alianças
Coube ao presidente estadual do PT, Valdeci Oliveira, anunciar, oficialmente, o nome de Edegar Pretto como pré-candidato ao governo do Estado nas eleições de 2026 – até então, o nome era especulado, mas a direção e nem Edegar tinham confirmado. Segundo ele, o partido tem mantido diálogo com outras siglas, como PDT, PSol, PCdoB, PSB, PV e Avante, com o objetivo de formar uma frente democrática ampla.
Valdeci destacou, ainda, que o PT iniciou 27 encontros regionais em todo o Estado para discutir estratégia, tática eleitoral e alianças com outras forças políticas.
– Nossa vontade é reunir todos em uma mesa para construir uma proposta para o Rio Grande do Sul. O Edegar é um nome importante e respeitado dentro do partido. Mesmo que não haja consenso no primeiro turno, vamos trabalhar para um pacto no segundo – afirmou o parlamentar.

Edegar comentou sobre sua relação com a ex-deputada estadual Juliana Brizola (PDT), também pré-candidata ao governo do Rio Grande do Sul:
– Tenho uma excelente relação com a Juliana. Fomos colegas, como deputados, por três mandatos e sempre tivemos um diálogo franco. Se dependesse de nós dois, já estaríamos juntos no primeiro turno. Vamos continuar buscando essa coligação, e, se não for possível agora, que estejamos juntos no segundo – disse.
Feicoop reforça conexão com agricultura familiar
Em relação à Feicoop, Edegar Pretto destacou que o evento reflete o trabalho desenvolvido pela Conab na valorização da agricultura familiar e da economia solidária. O presidente citou, ainda, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), criado no primeiro governo Lula, como um dos instrumentos fundamentais no combate à fome e na garantia de renda ao pequeno produtor.
– A feira vai ao encontro do que pensamos na Conab, que tem uma relação muito estreita com a agricultura familiar. É inadmissível que um país que produz tanto, que mais exporta, tenha que conviver com a dor da fome – afirmou o presidente da Conab.
Projeção positiva para a próxima safra
Durante a entrevista, o presidente da Conab também comentou sobre as perspectivas para a safra 2025/2026. Segundo ele, a companhia já iniciou o levantamento de dados e projeta uma recuperação da produção de soja no Rio Grande do Sul, principal cultura do Estado.
– O Rio Grande do Sul sofreu muito com a seca e, depois, com as enchentes. Mas tudo indica que teremos uma melhora nas condições climáticas e uma boa recuperação da soja, que é o grande destaque da próxima safra – disse Edegar.
Apesar dos desafios climáticos, ele destacou que o plantio está mais adiantado do que no ano passado, o que pode reduzir impactos causados por períodos de estiagem.
Leia também:
- Prefeitura de Santa Maria anuncia troca na Secretaria de Desenvolvimento Social
- “As pessoas querem que a política volte para o seu devido lugar”, diz pré-candidata ao governo do Estado em visita a Santa Maria
- Em Santa Maria, Gabriel Souza fala sobre duplicação da RSC-287, desenvolvimento regional e pré-candidatura ao governo do RS